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Diogo Arrais

Por Língua
É professor de língua portuguesa, consultor de empresas, fundador do Arrais Cursos e criador do Canal Mesma Língua no Youtube
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Reflexões para líderes com problemas na comunicação em home office

Erros de português, falta de postura ou de objetividade, o que os líderes podem fazer para acabar com prejuízos na comunicação

Por Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)
Atualizado em 11 mar 2021, 15h02 - Publicado em 28 jul 2020, 13h51
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WhatsApp: um sinal tão pequeno quanto a vírgula pode causar uma confusão grande (Lucas Agrela/Site EXAME)
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Na sua equipe, no seu time, são constantes os prejuízos advindos da comunicação? Separei algumas válidas reflexões:

Se incomodam os desvios quanto à língua portuguesa padrão, o líder pode desenvolver um momento educativo para revisão de tópicos relacionados a concordância, pontuação, conjugação verbal, pronomes, regência, crase. É de extrema riqueza que pessoas, de um determinado setor da empresa, reescrevam mensagens e possam compartilham o que fizeram para concisão e clareza.

Se incomoda a falta de objetividade nas reuniões, é hora de rever o tempo investido nesses momentos: procure conscientizar-se sobre o tema e o roteiro a serem seguidos. Reuniões online são ainda mais desafiadoras: um mediador, por exemplo, pode dar mais dinâmica.

Se incomoda a postura diante da câmera, vale investir na naturalidade diante desse objeto. Por mais que esteja em home office, cuide muito bem da imagem. Os elementos não verbais (olhares, olheiras, figurino, gestos) são bastante perceptíveis pela câmera; por isso, adquira o hábito de preparar-se antes de iniciar a videoconferência. Dica: roteirize o que for apresentar.

DESLEIXO NO WHATSAPP

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Poucas expressões são tão cafonas quanto “ok!” excessivo, ainda mais em situação profissional no WhatsApp. Longe de ” estar certo” ou ” estar errado”, o descuido no atendimento a um cliente pode custar a venda.

Do outro lado do aplicativo, existe uma pessoa; investir em palavras originais pode ser uma grande alavanca para a satisfação:

“Bom dia, Carlos! Obrigado por enviar sua dúvida! Todos os nossos modelos G servirão a você.”

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O texto acima é pontuado; tem o agradecimento; tem palavras prestativas. Um atendente exímio é solícito.

Vale lembrar: apesar de a comunicação ser online, existem pessoas do outro lado. Gentileza, naturalidade e bom uso das palavras precisam ser fortes pilares no cotidiano profissional.

 Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

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Diogo Arrais
(foto/Divulgação)

                       

Leia também – 5 erros de comunicação que os líderes mais cometem.

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