Você conhece a geração Z?
Quais são as características dos jovens nascidos nos anos 2000 e como lidar com eles no trabalho? Descubra no novo episódio do Rádio Peão
Segundo uma projeção da consultoria Mckinsey, daqui a apenas dois anos, em 2022, 10% da força de trabalho global será formada por pessoas nascidas entre 1995 e 2010 – a famosa geração Z.
E se a geração Y já havia trazido uma série de mudanças para as organizações, esses jovens prometem transformar ainda mais a gestão de pessoas. Mas quem são, onde vivem e o que motiva os Zs?
É isso o que discutimos no 26º episódio do Rádio Peão. As editoras Elisa Tozzi e Mariana Poli conversam sobre o tema com Danilca Galdini, diretora de pesquisas do Grupo Cia de Talentos e especialista em gerações, e Christiane Berlinck, diretora de Recursos Humanos da IBM, uma das empresas que já começou a desenvolver práticas de gestão pensando nos jovens da geração Z.
Desvendando comportamentos
As entrevistadas traçam um perfil dessa geração e derrubam alguns mitos que pairam sobre essa moçada. “Quando a gente fala de um público jovem, da geração Z, é importante entender quais são as características comuns e quais são as diferenciações, porque elas existem realmente”, diz Danilca.
Outro ponto muito importante é o treinamento das lideranças, que precisam atuar de uma maneira diferente para acolher os mais novos. “É muito importante que as organizações possam estimular essas conversas com toda a liderança. E explicar que, muitas vezes, os comportamentos esperados são outros”, diz Christiane.
Ouça o episódio completo aqui:
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=5VJY96VHn14&w=560&h=315]
Você pode ouvir o podcast Rádio Peão nos navegadores Deezer, Spotify, Pocket Casts, Podcast Addict e YouTube!
Dica da Redação
Nesta quarta-feira, estreamos um novo bloco no podcast Rádio Peão: o Dica da Redação. Toda semana, uma de nossas repórteres irá indicar uma sugestão de filme, livro, documentário, série ou podcast.
A primeira dica é o mini documentário “TrueGen, A Geração Da Verdade”. O projeto foi realizado pela Box 1824, agência especializada em comportamentos e tendências, em parceira com a McKinsey. A equipe entrevistou 2.500 jovens entre 14 e 22 anos das classes ABC de todo o Brasil em 2017.
Com isso, foi possível traçar um desenho comportamental da geração Z, incluindo questões sobre diversidade, rótulos, trabalho e estilo de vida.
Assista ao mini documentário: